quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

FHC aparece ao lado de Kassab e fortalece candidatura do DEM em S

29/01/2008 - 17h12

Da Folha Online

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso surpreendeu nesta terça-feira ao aparecer na cerimônia de inauguração das estações USP Leste e Comendador Ermelino da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona leste de São Paulo. FHC surgiu na cerimônia quando o prefeito Gilberto Kassab (DEM) discursava e foi para o palanque ao lado do governador José Serra (PSDB).

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a presença do ex-presidente não estava programada, mas não soube confirmar se Kassab sabia da participação de FHC.

Após a cerimônia, o ex-presidente negou que tivesse ido até a zona leste para fazer campanha para Kassab, mas para participar da inauguração de uma "obra importante" para a zona leste e para a USP.

Serra também justificou a presença do ex-presidente. Segundo ele, FHC foi até à inauguração porque havia no local uma exposição sobre a história da USP (Universidade de São Paulo), onde o ex-presidente foi aluno e professor. "Nesse sentido, ele [FHC] nos deu a honra e orgulho de comparecer a essa inauguração".

Questionado se apoiava a candidatura de Kassab, o governador disse que não iria falar sobre eleição porque estava em um evento público para inaugurar uma estação de trem.

Disputa

Eleito vice-prefeito em 2004 pela aliança DEM-PSDB, Kassab herdou a prefeitura de Serra em abril de 2006, quando o tucano deixou a administração para disputar o governo de São Paulo. Após quase dois anos no comando da capital paulista, Kassab tem o apoio do DEM e de parte do PSDB para disputar a reeleição. Porém, outro grupo de tucanos defende a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Apesar de negar apoio formal a Kassab hoje, o ex-presidente já tornou público seu candidato predileto para as próximas eleições. Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo" publicada no último dia 13, FHC defendeu como estratégia a manutenção da aliança DEM-PSDB nas eleições municipais e que Alckmin pudesse disputar o governo estadual, o que liberaria o governador José Serra (PSDB) para disputar a Presidência em 2010.

Na semana passada, FHC se reuniu com Alckmin para discutir o assunto, mas o encontro não foi decisivo. O ex-presidente admitiu que falou sobre eleições com o ex-governador, mas não revelou detalhes.

O iFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso), que organiza a agenda do ex-presidente, não retornou o questionamento da reportagem para explicar de quem partiu o convite para FHC.



http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u367934.shtml

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.