quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Alckmin cogita antecipar articulação para disputar prefeitura

da Folha de S.Paulo

Atento aos passos do prefeito Gilberto Kassab (DEM), o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá precipitar a articulação de sua candidatura, confirmando a disposição de concorrer à Prefeitura de São Paulo antes do programado. A antecipação tem sido analisada por Alckmin e seus aliados desde a divulgação da última pesquisa Datafolha, que aponta para uma tendência de crescimento de Kassab.

Na pesquisa, o tucano aparece com 26% das intenções de voto, e Kassab, com 13%.

A projeção conferida a Kassab --que poderá disputar no cargo-- tem preocupado os alckmistas. Entre eles, a avaliação é que Alckmin não terá a mesma visibilidade a menos que comece a dar sinais de que pretende concorrer.

A decisão é esperar até a segunda quinzena de janeiro para que Alckmin seja mais explícito. Antes de se manifestar, ele torce para que integrantes do partido lancem a discussão. Assim, ele se poupa de exposição.

Mas anteontem mesmo, em duas diferentes reuniões do PSDB, Alckmin disse que está "à disposição do partido".

Ao participar de uma confraternização do diretório municipal na noite de segunda-feira, Alckmin disse, segundo participantes, que concorrerá se essa for a decisão do partido.

"Ele disse que não tem pretensão pessoal. Se for chamado pelo partido para enfrentar a eleição, não vai recusar. Cumprirá a tarefa com carinho", disse o presidente do diretório de Indianópolis, Ale Ferraz.

Insistindo que eleição se discute em "ano par", Alckmin teria se colocado "a serviço" do partido, quando questionado por militantes. "Ele é tucano. Disse que está à disposição de trabalhar pelo partido. Se houver necessidade, está para o que der e vier", diz Milton Carlos, outro presidente de diretório.

Segundo o presidente municipal do PSDB, José Henrique Lobo, Alckmin ouviu manifestações de apoio à candidatura. "Claro que deve ter ficado sensibilizado. Mas ele repetiu que a decisão é para o ano que vem."

Antes, Alckmin participou do lançamento da campanha "Tucano vota em tucano", promovida por integrantes da Juventude do partido. No ato, realizado num escritório do deputado estadual Bruno Covas, Alckmin foi presenteado com uma camiseta com a inscrição "Eu sou tucano e voto em tucano".

Hoje, os organizadores do movimento apresentarão à Juventude do PSDB uma moção de apoio à candidatura de Alckmin. Representante da juventude no diretório municipal do PSDB, Elias Tavares conta ter submetido a idéia da campanha ao deputado Edson Aparecido --aliado de Alckmin-- mas não ao ex-governador.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u356451.shtml

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.