sexta-feira, 18 de abril de 2008

Aliado do governo, PDT libera diretórios para se coligarem com partidos de oposição

18/04/2008 - 18h24

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O comando nacional do PDT, que pertence à base de apoio do governo, liberou os diretórios regionais para que façam alianças nos municípios com PSDB e DEM --partidos que fazem oposição ao Palácio do Planalto. A idéia é eleger cerca de 500 prefeitos e mais de 5.000 vereadores nas eleições municipais de outubro.

Para atrair apoio, o carro-chefe serão as ações executadas via Ministério do Trabalho.O presidente nacional do PDT, deputado Vieira da Cunha (RS), negou que a orientação do partido transgrida a defesa dos princípios éticos da legenda.

"O PDT tem uma linha [de atuação] de respeitar as peculiaridades locais. Não teremos preconceitos nem vetos", afirmou ele.

Com 25 deputados federais, cinco senadores, cerca de 300 prefeitos e 2.500 vereadores, o PDT tem como dobrar esses números. Para orientar os filiados, o partido fará no final de semana um congresso da legenda em Brasília.

Vieira da Cunha sinalizou que as denúncias envolvendo o ministro Carlos Lupi (Trabalho) de ter supostamente beneficiado o PDT em contratos com sua pasta via organizações não-governamentais não deverão prejudicar as campanhas das eleições municipais. Segundo o pedetista, Lupi é um exemplo para o partido.

"O ministro Lupi tem todo o nosso apoio e total confiança do partido. Ele [Lupi] está se comportando como um autêntico brizolista. Ele tem nosso apoio e solidariedade", afirmou Vieira da Cunha.

"Os resultados obtidos pelo Ministério do Trabalho [serão utilizados pela legenda nas campanhas] para o bem e para o mal. Felizmente os resultados são os melhores possíveis", afirmou.

Leia mais

* Diretório estadual do PT em Minas aprova aliança com PSB apoiada por Aécio Neves
* Por aliança com PMDB, DEM oferece Senado a Quércia
* Dilma faz partidos aliados desistirem de apoiar candidata do PC do B em Porto Alegre
* Petistas de SP vão a Brasília para cobrar posição de Marta sobre candidatura
* Aécio Neves admite dificuldades em fechar aliança com PT em Belo Horizonte

Especial

* Leia mais sobre as operações municipais 2008
* Leia cobertura completa sobre as eleições 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.