quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fortaleza é a quinta capital mais populosa


Clique para Ampliar
Os municípios têm até 20 dias após a publicação das estimativas para apresentar reclamações sobre os dados do IBGE
As novas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgadas ontem, apontam que Fortaleza continua como a quinta capital mais populosa do País. As projeções referem-se a até o último dia 1º de julho. De acordo com o IBGE, até esta data, Fortaleza estava com 2.476.589 habitantes.

A diferença é de apenas 0,99% em relação ao Censo 2010, que contou 2.452.185 fortalezenses. Essas estimativas populacionais do instituto são feitas todos os anos, com exceção daqueles em que são realizados os censos demográficos.

Já a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) teve uma variação 1,18% em sua população. Passou de 3.615.767 habitantes para exatos 3.658.673.

No que se refere à estimativa total do Estado, a variação foi a menor, o equivalente a 0,91%. Ou seja, se o Censo 2010 apontava o total de 8,452.381 cearenses, a estimativa 2011 aponta 8.530.058 milhões, o que representa 4,4% da população total do País.

Para o doutor em geografia humana da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Levi Furtado Sampaio, essas estimativas são bem próximas da realidade e ajudam bastante aos gestores a direcionarem sua políticas públicas municipais.

Ele explica que os dados são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e um dos parâmetros usado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na distribuição do Fundo de Participação de Estados (FPE) e Municípios (FPM).

"Se cada gestor municipal desse a devida atenção a estes dados, seria possível direcionar com mais igualdade os investimentos municipais. Como por exemplo, a identificação dos bairros mais populosos e carentes, se lá precisa de escola e postos de saúde, quais suas verdadeiras necessidades", explicou Levi Furtado.

Outros Estados
Os três estados mais populosos localizam-se na Região Sudeste enquanto que os três menos populosos estão na Região Norte. São Paulo é o mais populoso com 41,6 milhões de habitantes e representando 21,6% da população do Brasil, seguido de Minas Gerais com 19,7 milhões de habitantes, o que representa 10,3% da população total e do Rio de Janeiro, com 16,1 milhões de habitantes, ou seja, 8,4% da população do País.

Roraima é o menos populoso com 460,2 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá com 684,3 mil habitantes (0,4% da população total) e do Acre com 746,4 mil habitantes (0,4% da população total).

Os municípios têm até 20 dias após a publicação das estimativas para contestarem os dados. Os interessados poderão apresentar reclamações fundamentadas ao IBGE, que decidirá conclusivament

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.