quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prefeitos sabatinam pré-candidatos

José Serra, Marina Silva e Dilma Rousseff responderam sobre saúde, educação, royalties do pré-sal e desastres naturais

20 Mai 2010 - 00h42min

Os três principais pré-candidatos a presidente das eleições deste ano, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participaram ontem de uma sabatina promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CMN), que realiza em Brasília a Marcha em Defesa dos Municípios.

Entre promessas e trocas de farpas, a sabatina - realizada com um pré-candidato de cada vez, separadamente - foi marcada pela polêmica censura, pela campanha de Dilma, de um vídeo institucional que seria exibido pela CMN. A equipe da petista condicionou a participação dela no evento à não exibição do vídeo, uma animação que relatava o ``calvário`` dos prefeitos para conseguir recursos junto ao Governo federal.

Segundo a assessoria de Dilma, o pedido foi feito para evitar constrangimentos para a pré-candidata, que até bem pouco tempo fez parte do governo.

Promessas
Cada pré-candidato teve uma hora de exposição individual para responder perguntas sobre saúde, educação, royalties do pré-sal e desastres naturais, entre outros assuntos.

Primeiro a falar, Serra defendeu a criação de uma força nacional permanente para cuidar das calamidades públicas. ``Nós vamos organizar uma força nacional permanente para cuidar de calamidades. Nós temos que ter um mapeamento definitivo de todas as áreas de risco no Brasil. Isto não é impossível, não. E atuar com rapidez. Temos que ter mais recursos e transferência mais rápida dos recursos``, afirmou.

Já Marina procurou pontuar suas respostas pela defesa da reforma tributária. Marina também ressaltou a conquista de ter sido ministra do Meio Ambiente, apesar de ter sido analfabeta até os 16 anos.

"A educação é o que faz a diferença na vida de uma pessoa. Digo isso porque fui analfabeta até os 16 anos. E sei o que é para um pai, para uma mãe não saber o que será do futuro do seu filho``.

Última a falar, Dilma afirmou que vai fazer uma gestão municipalista e sugeriu aos prefeitos que busquem a divisão dos royalties da mineração. ``A riqueza do petróleo, principalmente a do pré-sal, é de toda a nação brasileira, e de todos os municípios brasileiros``, disse Dilma.

Ela, no entanto, afirmou ser preciso buscar um entendimento sobre a disputa entre os Estados e os municípios considerados produtores, de um lado, e os não produtores de petróleo, do outro. (das agências de notícias)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.