terça-feira, 5 de agosto de 2008

Quem tem direito de usar a imagem de Lula?; ouça Vera Magalhães

da Folha Online

A velha máxima de que as eleições municipais não guardam relação direta com a política nacional está sendo desfiada na atual campanha.

Vera Magalhães, repórter do Painel da Folha, diz que um assunto tem dominado a preocupação de candidatos aliados ao governo Lula de norte a sul: quem afinal tem o direito de usar a imagem do presidente, que hoje goza dos melhores índices de aprovação em seus cinco anos e meio de mandato?

Segundo a jornalista, Lula ensaiou se resguardar e advertiu publicamente aliados para que não brigassem pelo direto de exibi-lo no material de campanha. "Mas, na verdade, tal disputa não só interessa ao petista, como é incentivada por ministros e líderes no Congresso", diz Magalhães.

A repórter conta que o mesmo ocorre com a participação de Dilma Rousseff (Casa Civil) na campanha. "Conhecida por seu perfil eminentemente técnico, Dilma usa a atual campanha como teste para suas próprias pretensões eleitorais", afirma.

A jornalista fala que em várias manifestações recentes --públicas e privadas-- Lula deixou claro que a ministra é a sua aposta para sucedê-lo em 2010. No início ameaçou restringir sua participação nas campanhas ao Rio Grande do Sul (base eleitoral de Dilma). Aos poucos, porém, ela vai ganhando desenvoltura para aparecer nos palanques onde a ampla base aliada está unida.

"Será um importante teste de fogo para ela, que, no comando do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), tem a missão de sair de tímidos índices nas pesquisas eleitorais para se mostrar uma candidata competitiva daqui a dois anos", avalia a repórter.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.