terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Análise: Executivo federal mostra força e centralização com o evento

GLAUCO PERES DA SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas pode ser observado por duas óticas: se, por um lado, o evento visa continuar o "diálogo direto e republicano entre governo federal e governos municipais", por outro, se constitui em mais uma oportunidade de fortalecimento do Poder Executivo.
Dilma promete pacote de bondades de R$ 66,8 bi para prefeitos
O Brasil é constituído por aproximadamente 5.600 cidades, cuja média populacional é de pouco mais de 34 mil pessoas. São cidades de pequeno porte, portanto. É dentro desta realidade que os prefeitos recém-empossados buscarão as pessoas que formarão seus quadros técnicos.
Esse cenário não é animador. É conhecida a dificuldade desses quadros de atender à burocracia para se estabelecer um convênio e aproveitar a transferência de recursos da União ou dos Estados. Isso justifica o encontro, ao evitar que esse tipo de dificuldade seja o gargalo para sucesso de políticas públicas.
A disposição do Executivo federal reforça a posição centralizadora e de força dentro do arranjo federativo.
Colocando-se como referência não só de iniciativa de programas, mas também técnica, o governo Dilma se move no sentido de se colocar como referência acima dos governos estaduais e das relações com os legisladores.
Cabe verificar como deputados, senadores e governadores reagirão.
O economista GLAUCO PERES DA SILVA é professor da USP, da Fecap e pesquisador do Cebrap

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Zé Henrique nomeia a esposa na Ação Social em Aquidauana


Foto divulgação
Ampliar
Zé Henrique e Liliane Trindade
Disputada por várias lideranças que apoiaram o candidato Zé Henrique Trindade (PDT), a pasta da Gerência Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária foi ocupada pela esposa do prefeito, Sra. Liliane Trindade fato que surpreendeu os aliados e inclusive os vereadores.
Segundo o jornal O Pantaneiro, Liliane Paschoaleto Trindade esposa do prefeito de Aquidauana Zé Henrique já está nomeada na Gerência Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.
Já a gerência municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo, deverá ser ocupada por Archibald Macintyre (MAC) que ocupou a Gerência de Obras e Serviços Urbanos na gestão do empresário Fauzi Suleiman (PMDB).
Em rápida conversa com a reportagem do site O Pantaneiro, Mac confirmou ter aceitado o cargo.
As nomeações e exonerações já efetivadas pela administração municipal devem ser publicadas no diário Oficial do Município de Aquidauana tendo em vista a necessidade de se dar transparências aos atos do executivo municipal.
Segundo informações todos os cargos comissionados da prefeitura de Aquidauana foram exonerados e até o momento o salário de dezembro dos servidores ainda não foi quitado.
O assunto foi alvo de discussão durante sessão solene na manhã de hoje na Câmara de Aquidauana que elegeu a mesa diretora do Poder legislativo para o biênio 2015/2016.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.